segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aquarela de Sonhos (Juca Chaves)

É noite, inda brilha a lua
Na rua do amor
O cenário é uma aquarela
Pintada a sonho
Tristonho de dor
E eu vejo surgir na esquina
A menina
Que vive em mim
Tão
linda e divina, ao vê-la
Uma estrela
Desmaia enfim...
Tu, criança formosa
Ó rosa da perfeição!
És o meu desejo
O beijo da inspiração
Não há o que a consagre
Mas as lágrimas
Que eu já verti
São sonhos desfeitos
Dos amores feitos
Com orgulho para ti
Só para ti!
Meiga criatura
Imagem pura
Que a estética imagina
Tens, ó flor da natureza
As formas e a beleza
De uma estátua de menina!
É noite inda brilha a lua
Na rua do amor
O cenário é uma aquarela
Pintada a sonho
Tristonho de dor...

Composição: Juca chaves
Fonte: http://letras.mus.br/juca-chaves/380110/

Análise da música “Aquarela de Sonhos” de Juca Chaves

 Na canção encontramos aspectos que a insere como uma canção de amor, onde se observa o sentimento de um homem por uma mulher ,alguém que admira a mulher que espera passar que a apelida por menina.No decorrer da música pode ser observado a idealização que é feita da mulher chamada de divina...
“... criança formosa
Ó rosa da perfeição!
És o meu desejo
O beijo da inspiração...”
Chega a personificar uma estrela dando a entender que sua beleza da menina, seu brilho é tão esplendoroso que a estrela ao vê-la desmaia.
Permeada com deslumbramento da meiguice o eu – lírico inclui passagens e principalmente no refrão expressões que falam de dor,se consome pela menina.
Fala com respeito de alguém que vê tão perto e tão longe.

7 comentários:

  1. Ai, que lindo! Quem me dera um homem cantar uma música dessa pra mim.. hahahaha ' Muito linda a música e ótimo o seu comentário. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Me impressiona o fato de Juca Chaves - Também conhecido como o Menestrel Maldito - escrever também cantigas de amor, ao contrário de suas satíricas. Mostra que uma pessoa que leva com bom humor a vida é capaz de descrever com paixão o mais sublime dos sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. É triste ver que a juventude desde século não faz mais canções assim. Na verdade, até existem alguns, mas não são valorizados. Falta amor no mundo, falta cultura no mundo!

    ResponderExcluir
  4. Tá aprendendo direitinho a lição né Rau, auhsuashauhsuahs. Muito linda a música e análise.

    ResponderExcluir
  5. A letra é de arrepiar,linda música. A forma e pureza dos versos simplesmente perfeitos.

    ResponderExcluir
  6. Muito linda esta cantiga e é perceptível as suas caracteristicas de cantiga de amor. Muito bem Raudeiza.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da música, adorei a parte que fala "seu brilho é tão esplendoroso que a estrela ao vê-la desmaia." Parabéns pela análise Rau, você fez sucintamente e ficou ótima, possibilitando-nos fácil compreensão.

    ResponderExcluir