terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hagiografia de Santa Amélia


Amélia faz parte de um grande grupo de mártires cristãos, que são fervorosamente lembrados pela igreja.De sua vida não é sabido praticamente nada.No governo do imperador romano Diocleciano,que financiou a implacável perseguição aos cristãos,Amélia morre em 5 de janeiro na cidade de Gerona, na Cataluinha Espanha.
è cogitado a possibilidade do grupo dos mártires que eles faz partes a maioria,com exceção de dois,serem africanos.
O nome desta Santa que viveu no século IV, se sendo de origem germânico Amelberga, significa amiga protetora se sendo do grego Amalh (amále), do qual o sinônimo é terna, delicada e sensível, e se nos deixarmos levar apenas pelo som do nome, nos remete ao amor.Assim o nome de Santa Amélia nos remete em todos os sentidos ao amor.
Os peregrinos a tem como grande exemplo e vão à catedral de Gerona para agradecer as graças alcançadas por meio de sua intercessão.A Santa lembra que o mártir é o sinal daquele amor maior que contem em si todos os seus valores.
O culto litúrgico foi mantido,no dia 5 de janeiro, foi mantido como indica o Martirólogo.Ela com seu testemunho mostrou o verdadeiro evangelho dando sua vida por amor.

4 comentários:

  1. Apesar de não se saber muita coisa da história de Santa Amélia é uma bela hagiografia da santa do amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito interessante a sua hagiografia, mesmo não sabendo muito sobre a vida da santa, hoje o que vale é que ela é o grande exemplo na vida das pessoa.

      Excluir
    2. Realmente parece que não tem muita coisa a respeito da santa, mas que é uma prova de devoção e de fé não há dúvidas.

      Excluir
  2. Parabéns Raudeiza a sua hagiografia sobre Santa Amélia ficou muito boa, nos conta como e quando a santa surgiu de forma clara e objetiva, com uma escrita simples o que venha a contribuir na compreensão da hagiografia.

    ResponderExcluir